2022.04.14
Em Portugal, como deve saber, a comida é quase como que uma religião. É sabido que uma das maiores atrações para muitos turistas e pessoas que se mudam para viver em Portugal, são asdeliciosas refeições portuguesas.
Durante as festas da Páscoa são muitos os pratos tradicionais que as pessoas apreciam, mas fica aqui uma lista de 5 pratos cheios de tradição e que por isso se destacam:
Na Sexta-feira Santa e mantendo a tradição portuguesa de não comer carne neste dia, os portugueses vão certamente consumir muitos pratos de Bacalhau de dar água na boca. Pode-se dizer que o Bacalhau é o prato mais sagrado de Portugal.
O Borrego Assado costuma ser o centro das mesas portuguesas no Domingo de Páscoa. Noutras mesas portuguesas pelo país, sobretudo no Norte, costuma-se servir cabrito em substituição do borrego.
O Folar da Páscoa é um bolo tradicional da Páscoa portuguesa. É um pão de fermento doce contendo ovos cozidos com ou sem casca , sob uma cruz feita de massa.
Existem outras variantes deste bolo delicioso, que inclui a adição de canela ou raspas de limão e que por vezes costuma tamebm ser servido como pão salgado.
Independentemente da forma como este bolo é feito ou servido, é adorado por todos os portugueses na Páscoa.
Certamente uma das comidas portuguesas da Páscoa mais queridas e uma das sobremesas mais conhecidas em Portugal é o bolo chamado “Pão de Ló”.
É um pão de ló bem leve feito apenas com açúcar, ovos, farinha e raspas de limão ou uma pitada de canela.
Este bolo tem as suas origens no século XV e chegou mesmo ao Japão no século XVI pela mão dos marinheiros portugueses, onde foi adoptado pelos japoneses.
Ficou conhecido por Kasutera, e ainda é muito típico e popular até hoje.
Amêndoas cobertas de açúcar, e segundo a tradição antiga, são oferecidas na época da Páscoa como um pequeno presente dos padrinhos aos afilhados. Na tradição portuguesa as amêndoas são um símbolo de fertilidade e renovação.